Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bobó de Palmito Pupunha e Shimeji e o mês de setembro

O mês de setembro foi... digamos... difícil. Cozinha pegou fogo, perdi todos os arquivos do computador (foram recuperados - separados por tipo de arquivos em pastas numeradas, ou seja, tem que abrir coisa por coisa), aí quando o pc voltou a impressora pifou (continua pifada). Maaaas... estamos aqui, o pânico de cozinhar depois do acidente na cozinha passou, estamos arrumando as coisas aos poucos e aceitando encomendas normalmente, porque a vida continua e cozinhar é terapia.

Esses dias estava na casa da minha mãe assistindo algum desses canais de TV a cabo que passa coisa de culinária e vi uma receita de Bobó... Era bobó de peixe com camarão, mas como eu adoro adaptar as coisas, fiz minha versão vegan, adicionei uma coisa ali, outra aqui hehe e, na minha humilde opinião, ficou muito boa. E diferente do que geralmente eu cozinho, nesse prato quase não vai tempero, os ingredientes já conferem um sabor excepcional.



Bobó de Palmito Pupunha e Shimeji

Bobó de Palmito Pupunha e Shimeji




Ingredientes:

1 cebola grande
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
500g de batata salsa
100g de mandioca
400ml de leite de coco 
1 xícara de água (mais ou menos)
100ml de azeite de dendê
500g de palmito pupunha (usei in natura)
150g de abóbora cabotia (pode ser mais, é que só tinha isso em casa)
1 pimenta dedo de moça
Sal a gosto




Modo de Preparo:

Corte a cebola ao meio e fatie em rodelas. Refogue no azeite em fogo médio (em uma panela grande, pois essa receita rende bastante). Enquanto isso rale a batata salsa e a mandioca (sem casca e lavadas) no ralo grosso. Quando a cebola estiver começando a dourar acrescente a batata salsa e a mandioca raladas, refogue um pouco.



Acrescente o leite de coco e a água aos poucos, o ideal é que o liquido cubra as batatas, por isso a quantidade de água varia, e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para que não grude no fundo da panela. Quando as batatas estiverem cozidas adicione o azeite de dendê, o palmito em rodelas, a abóbora em pedaços, o shimeji picado e a pimenta picada, adicione sal a gosto e deixe cozinhar até reduzir o líquido, ficar cremoso e que os ingredientes absorvam bem o gosto do caldo. Desligue o fogo e pronto pra servir. É super prático  gostoso, rende bastante, imagine que sirva umas 5 pessoas. Eu congelei o que sobrou, quando descongelar atualizo aqui pra dizer se ficou bom.



Eu comecei em uma panela e tive que passar pra wok, porque não deu hahah começou a espirrar tudo no fogão =P
É isso aí.
Beijas

Nenhum comentário:

Postar um comentário