Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

a saga dos queijos vegetais ep. 1

Vou contar uma história, porque eu adoro =P

A ideia das comidas veganas pra vender começou com a minha fissura pelos queijos vegetais depois que eu achei um livro sobre. Daí eu achei que já ia começar arrasando e fazendo queijos irresistíveis e ia conseguir bombar nas vendas. Nem preciso falar que não foi assim... A dificuldade para achar alguns ingredientes das receitas originais, o problema do tal do "nutritional yeast" que confere o sabor de "queijo" aos queijos veganos, mas que não é produzido nacionalmente e precisa ser importado (ou seja, muito caro), tudo isso fez com que minha primeira tentativa fosse um desastre total, horrível, um baita prejuízo. Desanimei, pensei em importar o tal do nutritional yeast, fiz e refiz as contas pra ver quanto custaria um queijo se eu importasse o tal do ingrediente e depois de muita teimosia e decepção taurina, resolvi adaptar as receitas.
Nas primeiras vezes as adaptações também não ficaram muito legais, mas algum tempo depois foi fluindo, foi ficando mais fácil imaginar adaptações, sabores, o que dá certo e o que não dá. O primeiro dos grandes acertos foi o Cream Cheese e depois dele outros estão vindo.
Maaas, com isso tudo vi que só queijos veganos não iam render muita coisa, o custo é alto e convenhamos que o público aqui no litoral não é tão grande, então comecei a imaginar linhas de produtos e a montar um cardápio e isso é outra história. 
Voltando aos queijos.. Ontem testei mais algumas receitas, algumas mais "ao pé da letra" (mas com algumas adaptações ainda) e outras usando uma base e deixando fluir a criatividade nos ingredientes.
Ao todo foram feitas 5 tentativas e hoje vou colocar as fotinhos de dois deles, vai lá:

queijo "Soft" apimentado
Esse queijo usou uma base de castanha de caju fermentada com rejuvelac e depois foi batido com pimenta dedo-de-moça e temperado com outros tipos de pimenta e especiarias.


brie com temperos frescos
O brie foi uma tentativa mais literal, que resultou em algo bem interessante, a base é a mesma do queijo anterior, porém misturada com gordura de coco e temperos frescos, alguns deles das plantinhas que eu e a Clari estamos cultivando =) A gordura de coco é pouco resistente ao calor, isso faz com que o queijo, em temperatura ambiente ganhe uma cremosidade especial.

E aí, será que coloco no cardápio?

Um comentário: