Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

Palmito Pupunha in Natura

Olá galera...
Hoje vou inaugurar a sessão de receitinhas veganas.

Pra essa inauguração escolhi uma coisa que comprei esses dias subindo a serra: O pupunha in natura.

Eu adoro palmito, mas como eu tenho uma certa restrição (de paladar mesmo) com conservas, às vezes fico enjoada com aquele gostinho residual de vinagre, claro que depende muito da marca do palmito, tem alguns que quase não tem esse gosto. Mas o palmito in natura é simplesmente perfeito, saboroso, quase não precisa de temperos, e às vezes você pode ter uma ótima surpresa, do tipo ter mais de 1kg de palmito pra aproveitar.

Palmito descascado
Descascar ele dá um pouco de trabalho, mas eu acho bem divertido. Essa parte mais grossa é a mais gostosa e macia.

Eu fiz três receitas com ele, porque realmente era muito palmito. A primeira eu fiz direto, no dia que descasquei, só cortei e já usei e as outras duas em outros dias, para conservar eu fervi ele cortado em água com sal por alguns minutos, escorri e guardei na geladeira para usar depois. Hoje vou passar a primeira receita:

Pupunha in Natura ao Forno


É uma receita bem simples e prática e na verdade pode ser feita com o que tiver na geladeira, eu usei um único ingrediente diferente que é a Manteiga de Cacau em Pó (Mycryo) da Callebaut, mas ela pode ser facilmente subtraída da receita, é que eu acho que dá uma crocância especial nas coisas.

Ingredientes:

300g de palmito pupunha in natura
1 cebola média
2 batatas
2 col. sopa de azeite de oliva extra virgem (aproximadamente)
1 col. sopa de Mycryo temperada (com pimenta do reino, curry, páprica e sal)
2 col. sopa de óregano desidratado
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em 180°C.
Corte o palmito em rodelas grossas e a cebola e as batatas em rodelas finas (quanto mais finas as rodelas de batata, mais rápido ela irá assar). Coloque em um refratário e adicione o azeite, Mycryo, óregano e sal, misture tudo (com a mão é mais legal e mais eficiente) - verifique se o azeite foi suficiente para "melecar" tudo, caso necessário adicione mais um pouco - e cubra o refratário com papel alumínio.
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, tire e dê uma mexida (dessa vez com uma colher ou algo assim, por favor) e leve ao forno de novo por mais uns 20 minutos. Então retire o papel alumínio e leve de novo ao forno, dessa vez até que tudo esteja bem assado, o ideal é verificar a cada 10 ou 15 minutos e dar uma mexida para assar por igual. Retire do forno e sirva quente.
E pronto, fácil e uma delícia.

Pupunha in Natura ao Forno

Um comentário: